quinta-feira, 1 de abril de 2010

Curitiba (PR): Banco Mundial estuda programa habitacional

O Banco Mundial (Bird), um dos principais organismos de financiamento de políticas públicas para países em desenvolvimento, vai estudar os projetos de urbanização, regularização fundiária e de novos assentamentos implantados em Curitiba.

O objetivo é usar a experiência curitibana para fazer a modelagem de novos programas do banco e intensificar sua participação nos centros urbanos. "A urbanização e regularização de áreas ocupadas de forma irregular e desordenada e a criação planejada de novas áreas para oferta de moradia são desafios para a gestão das cidades. O Banco Mundial quer estimular ações nestas áreas e, para isso, está em busca de bons exemplos", disse Malcolm D. Childress, especialista em administração territorial do Banco Mundial para a América Latina e Região do Caribe.

Childress visitou a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) nesta terça-feira (30) e conversou com os técnicos da área de projetos para coletar informações preliminares sobre o programa habitacional do município. Anteriormente, Childress havia passado pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba).
De acordo com o especialista do Bird, o estudo sobre a política de habitação adotada pela Prefeitura deve ser iniciado em maio e será concluído até o final do ano. Para elaborar o trabalho, os técnicos do banco deverão acompanhar alguns dos projetos em execução pela Cohab, como a urbanização das Vilas Parolin e Audi, duas entre 43 áreas com intervenção em andamento.

Atualmente, o Bird financia projetos de urbanização nas cidades do Rio de Janeiro e Fortaleza e, segundo Childress, a partir da experiência de Curitiba, poderá criar novas linhas de financiamento voltadas para urbanização e regularizaçãofundiária para oferecer aos estados e municípios. "No futuro, Curitiba também poderá ser beneficiada pelos novos programas que o Banco Mundial irá criar", falou o especialista.

Fonte: Bem Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google Analytics Alternative