terça-feira, 27 de abril de 2010

São Tomás de Aquino (MG): ganhou conjunto habitacional; deputados anunciam novos investimentos

A Cohab (Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais), por meio do Programa Lares Geraes - Habitação Popular e a Prefeitura de São Tomás de Aquino, no Sudoeste de Minas, realizaram a entrega das chaves da casa própria a 33 famílias, na quinta-feira (22), no Conjunto Habitacional Residencial Santa Rita II. A solenidade contou com a presença do diretor de Desenvolvimento e Construção da Cohab, José Antônio Costa Cintra, além de lideranças regionais, como o deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), além da prefeita de São Tomás de Aquino, Maria Helena Rodrigues Abrão, o prefeito de Pratápolis, Everilson Cléber Leite, o prefeito de Arceburgo, Antônio Roberto da Costa, e os vereadores da cidade. A implantação do Programa Lares Gerais no município é fruto de uma parceria, em que a Cohab financiou a construção das moradias e a Prefeitura entrou a doação dos terrenos e a completa urbanização do bairro, como a construção de redes de esgoto e a colocação de guias nas vias públicas. O investimento realizado na construção das casas foi orçado em R$ 950 mil. Segundo o diretor de Desenvolvimento e Construção da Cohab, José Antônio Costa Cintra, o programa atinge especialmente as pessoas que não têm condições de ter uma casa própria, no qual o governo subsidia 50% do valor da moradia.

“A determinação do governador Antônio Anastasia é que nós atendêssemos os pequenos municípios, porque nós vamos evitar o êxodo rural. Para vocês terem uma ideia, as mulheres chefes de família são praticamente 50 % dos nossos mutuários, em todo o estado”, disse o dirigente, destacando ainda que “prefeita, quero que a senhora fique descansada, quanto a novos investimentos no município. Quem tem esse par como parceiros, Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes, que são pessoas atuantes, logo teremos novos investimentos aqui”.   A Prefeitura realizou as inscrições de 100 famílias, sendo que a escolha das 33 famílias beneficiadas obedeceu critérios sócio-econômicos. As casas possuem 32 metros quadrados, compreendendo 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. Para a prefeita de São Tomás de Aquino, Maria Helena Abrão, a aquisição da casa própria é fundamental para a segurança de uma família, já que ela deixará de pagar aluguel e começará a investir em seu patrimônio. “É muito gratificante pra mim, saber que diante de tantas dificuldades, tantos desafios, contribuímos para que essas famílias concretizassem o sonho da casa própria”, disse emocionada a prefeita Maria Helena Abrão.

O presidente da Câmara de São Tomás de Aquino, Dalmon Superbi (PMDB) disse que as lideranças municipais, estaduais e federais, trabalham unidas em prol do desenvolvimento da cidade. “Quero enfatizar que conseguimos essas casas populares, por meio de dois grandes parceiros e amigos, que são os deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes, eles são os responsáveis por sensibilizar o governo estadual para a liberação dessas unidades habitacionais.” E disse ainda que “a Prefeitura e a Câmara Municipal são sinônimos de progresso em São Tomás de Aquino, porque trabalham em parceria visando sempre o bem comum dos aquinenses”, completou o presidente da Câmara, Dalmon Superbi.

De acordo com o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, São Tomás de Aquino luta há anos para conseguir a liberação de casas populares. “Eu conheço a história desse lugar há mais de 13 anos, quando o então ex-prefeito Jorge Abrão comprou esses terrenos, ele que era esposo da nossa amiga Maria Helena. Quis o destino, que Deus o levasse, mas o sonho do Jorge continuou aqui encravado nesse lugar e hoje se tornou realidade”, recordou o deputado Antônio Carlos Arantes.

Em seu pronunciamento, o deputado federal Carlos Melles, destacou a importância da casa própria para a constituição da família. “A casa é o porto seguro, é a solidez da família, é o encontro do pai e da mãe com os filhos. É o teto que abriga, é o estímulo ao crescimento, isso como está aqui hoje, em um futuro próximo estará diferente, enfim, é a pessoa investindo no que é dela”, enfatizou o deputado Carlos Melles. Melles ressaltou que é preciso que se olhe para as pequenas cidades, como São Tomás de Aquino e para o meio rural. “Digo isso, principalmente pela importância do meio rural, que é responsável pelo abastecimento das nossas cidades, sobretudo quanto à produção de café, leite, milho, arroz e feijão, e que tudo isso é trabalho digno. Mas não tem valor, muita pouca gente defende o produtor rural e também as cidades menores, porque falta política agrícola e sensibilidade dos governantes”, pontuou Carlos Melles, que também preside a Frente Parlamentar do Café e é um dos defensores da agricultura, especialmente do café na Câmara dos Deputados. Novos investimentos - Durante a solenidade, os deputados Carlos Melles e Antônio Carlos Arantes anunciaram, em conjunto, a liberação de R$ 300 mil para serem investidos na infraestrutura do município. Melles e Arantes ainda participaram de entrevista na Rádio São Tomás, onde abordaram temas como investimentos no município aquinense e recordaram a parceria política com a prefeita e vereadores.

Fonte: Correio dos Lagos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google Analytics Alternative