terça-feira, 13 de abril de 2010

Mato Grosso do Sul: Mutuários de 51 cidades terão descontos de 90% do saldo devedor da casa própria

Ao menos 6.520 mutuários de 51 municípios terão descontos de 90% do saldo devedor para quitação dos contratos, graças a um acordo celebrado entre o governo do Estado e a CEF (Caixa Econômica Federal). Graças ao acordo, até mesmo contratos de gaveta ficarão sem pendências futuras.

Os mutuários beneficiados serão contatados pela CEF a partir do próximo mês, garantem o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) em Mato Grosso do Sul, Paulo Antunes, e o secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun.

O superintendente da CEF explica que a parceria advém do reposicionamento da carteira do antigo CDHU (Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano), que significa o ajuste no saldo devedor no total da carteira fornecida pelo governo estadual, que permite à CEF estudar um desconto adicional para cada contrato habitacional que pode chegar a 90%.

A CEF, por sua vez, vai agora estudar o valor exato de desconto que irá fornecer para cada morador. “Esta fase será concluída em cerca de 30 dias, então, logo após lançaremos uma ação de comunicação aos mutuários”, explica Paulo Antunes.

O acordo surge em momento oportuno, em que muitos mutuários não tinham mais possibilidade de acordo, sendo um anseio de longa data dos moradores: “Os mutuários terão o beneficio de ter a casa quitada, o desconto passa de 90%, quita o saldo devedor e eles poderão registrar a casa em seu nome, sem pendências, sem encargos atrasados, pois será dada baixa na hipoteca. Até contratos de gaveta serão aceitos, desde que se tenha a documentação comprobatória”, finaliza Paulo.

Empenho

O secretário estadual de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, relata que desde o início da atual gestão, o governador determinou ações que chegassem à definitiva solução do problema: “Desde então estamos negociando com a Empresa de Gestão de Ativos (Emgea), vinculada ao Ministério da Fazenda, e a Caixa. Em um momento os valores solicitados eram impeditivos pelo Estado, em outro, a oferta do Estado não era de interesse da Caixa, então essa aproximação foi aumentando, sempre com a visão de ambas as instituições, da importância de solucionar esse problema para as famílias”.

Em breve as famílias poderão ter os imóveis devidamente escriturados. Desde a aquisição da carteira, a CEF vem quitando diversos imóveis através de campanhas, esse número já foi em torno de 24 mil, mas esses 6.520 mutuários são aqueles que não tinham condições de acordo.

Os mutuários que se encontram nessas condições devem aguardar contato da CEF, adianta o superintendente: “Após análise de cada caso, entraremos em contato; assim sendo, os mutuários não precisam nos procurar ou a Sehab, por hora”.

Fonte: Midiamaxnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Google Analytics Alternative